Confesso: nunca tive muito sucesso em cumprir as metas de Ano Novo porque tenho mais êxito em encontrar desculpas para ignorá-las. Nos últimos anos, fui desviada por academias lotadas, resfriados e minha incapacidade geral de resistir à tentação. Este ano, decidi procurar uma ajuda extra, então vou apelar para os santos. Estou acostumada a pedir a intercessão dos santos para causas de grandes preocupações, por exemplo, colocando aos pés de Santa Mônica minhas aflições parentais, ou pedindo o auxílio de São Peregrino Laziosi para um amigo que está lutando contra um câncer. Mas e quanto à intercessão pelas questões mais mundanas da vida? Estudos mostram que somos mais bem-sucedidos em alcançar objetivos quando temos ajuda de um amigo, e quem seria melhor do que nossos amigos santos? Aqui estão algumas das minhas metas e os santos que vão me ajudar a manter o curso ao longo do ano.

Ficar em forma com São Sebastião, São João Paulo II e Santo Expedito

Fazer mais exercícios físicos é uma meta de Ano Novo perene para mim. Pensei em buscar a ajuda do padroeiro dos atletas, São Sebastião, ou São João Paulo II, bem conhecido por seu atletismo e amor pelo ar livre. Mas o tempo que passo na academia não chega exatamente ao nível de atletismo e João Paulo II certamente tem intercessões mais importantes, e Sebastião também é o padroeiro daqueles que desejam uma morte santa. (Ainda que eu sinta como se estivesse morrendo quando me exercito, não acho que seja provável que vá realmente encontrar minha morte e certamente não de uma maneira santa.) Sinceramente, meu problema principal é com a procrastinação e a falta de motivação. Então, acho que preciso me voltar para Santo Expedito, padroeiro dos procrastinadores. Nos tempos da Igreja Primitiva, o soldado romano Expedito, quando estava prestes a se converter ao Cristianismo, foi tentado pelo demônio (na forma de um corvo) dizendo-lhe para “esperar até amanhã”. Expedito não seria desviado de seu objetivo, dizendo: “Não. Hoje eu vou me tornar um cristão.” É dessa determinação que eu preciso naquelas manhãs em que sou tentada a dizer para mim mesma: “Talvez eu vá para a academia amanhã”.

Ser mais organizada com São Bento e Santa Zita

Outra das minhas metas este ano é finalmente me organizar mais. Eu já tentei as antigas listas de tarefas e as soluções digitais, mas ainda me sinto sobrecarregada tentando manter minha programação, minhas responsabilidades e, claro, as pilhas de revistas e correspondência que ameaçam engolir minha mesa. Embora Santo Expedito possa ajudar na minha procrastinação em geral, talvez eu precise consultar um especialista organizacional sobre este assunto. Pensei em São Bento, cujas “regras” estabelecem como administrar um mosteiro com eficiência. Então li que Bento era tão rígido em suas habilidades organizacionais que alguns de seus irmãos do mosteiro tentaram envenená-lo. Talvez eu peça sua ajuda com moderação. Santa Zita, a padroeira das empregadas do lar, pode ser uma escolha mais gentil e acessível para me auxiliar. Ela conseguiu acompanhar o nível assustador de tarefas que seu exigente empregador demandava, sem nunca perder a Missa. E tudo isso antes de existirem máquinas de lavar louça e máquinas de lavar roupas.

Superar maus hábitos com São Judas Tadeu e São Carlos Borromeu

Um novo ano traz um senso de novas responsabilidades. Embora sua visão do seu “novo eu melhorado” possa não ser igual à minha, todos ansiamos pelo recomeço que as resoluções de ano novo podem trazer. Mas se você é como eu, depois de começar forte, seu entusiasmo e energia enfraquecem. Pedir para um santo interceder por nós é como ter um amigo responsável por acompanhar se você está cumprindo sua meta, alguém que ou tem os mesmos desafios na vida ou que é um modelo para o objetivo que queremos atingir. Então talvez você não precise da ajuda de Santo Expedito ou Santa Zita, mas talvez São Judas Tadeu, o padroeiro das causas impossíveis, possa conseguir te auxiliar em sua jornada para finalmente parar de fumar ou São Carlos Borromeu, que não podia comer o que gostava devido a problemas no estômago, possa ajudar na sua luta para perder peso. Peça a eles que intercedam por você, confiando que eles conhecem os desafios que você está enfrentando. É bom saber que você tem um amigo no céu.

_____________

Autor: Susan Anthony

Susan Anthony é a mãe emérita de três filhos crescidos. Quando não está escrevendo, Susan provavelmente está tricotando ou correndo atrás de seus três cachorros rebeldes.

Fonte: Busted Halo

Traduzido por Mariana Leite – Membro do Grupo de Estudo DATING em Brasília – DF e servindo no Núcleo de Tradução da Rede de Missão YOUCAT BRASIL.

Deixe seu comentário