Dois dos meus melhores amigos vão se casar! Algumas semanas atrás, eu jantei com Andrew e Marie que vão se casar dia 2 de Maio. Eles compartilharam algumas histórias, incluindo o pedido de casamento que Andrew fez para a sua, agora, noiva na praia.

Durante a nossa conversa, eu decidi colocar o Andrew no centro das atenções. Eu sorri para Marie e perguntei: “O que você diria que é a coisa mais masculina que o Andrew já fez alguma vez por você?”

Eu não sei como Andrew reagiu porque eu estava olhando para a Marie quando eu fiz a pergunta. Mas eu posso imaginar ele arregalando os olhos, seu coração começando a bater acelerado e ele pensando: “ó céus, o que ela vai dizer?”.

Marie sorriu de volta e respondeu: “Hmmm… Eu não sei dizer uma vez especificamente. Mas eu diria que são as coisas pequenas. Ele sempre está disponível para mim. Quando ele tem um tempo livre, ele me liga. E às vezes eu estou fazendo algo simples, como cozinhar ou dobrar as roupas, ele vem até mim. Ele toma a iniciativa no nosso relacionamento. Ele é decidido. Ele planeja os nossos encontros, e ele sempre faz planos para rezarmos e irmos à adoração do Santíssimo Sacramento. Ele me surpreende com pequenos presentes e flores de vez em quando. E 99,9% das vezes ele abre a porta do carro para mim.”

Eu não perguntei sobre os outros 0,1%, mas eu imaginei que tudo isso era bom o bastante.

Através dos olhos da sua noiva, Andrew é um homem porque ele é assertivo e conduz o relacionamento. Anos atrás, talvez eu não tivesse pensado isso do Andrew. Quando eu o conheci há seis anos, ele me parecia quieto e simples, mas agora eu vejo o quanto ele cresceu aprendendo como cuidar de sua futura esposa.

Eu respondi ao comentário de Marie dizendo: “Você sabe qual virtude acabou de descrever? Isso é a castidade”.

Eles ficaram um pouco intrigados, então eu expliquei: “Muitas pessoas acreditam que a castidade significa apenas abstinência (ou nada de sexo antes do casamento). Apesar de castidade de fato incluir guardar sexo para o matrimônio, castidade é muito mais do que não fazer algo. Castidade é um estilo de vida virtuoso. Castidade é a força de usar a nossa sexualidade de acordo com o amor”.

No caso de Andrew, isso significa usar a sua masculinidade para amar a sua noiva servindo-a e fazendo o que é melhor para ela. Ele está disposto a servir a sua amada nas pequenas coisas. Ele também está disposto a colocar tudo em risco por sua amada através do incrível sacrifício de prometer a vida dele para ela através do matrimônio.

Nas palavras do palestrante sobre relacionamentos e autor de best seller Jason Evert:

“Castidade não é sobre esperar para amar a sua namorada quando vocês forem casar, mas amá-la através do perfeito sacrifício da pureza”.

Castidade é sobre aprender como amar perfeitamente hoje, e Marie e Andrew me mostraram que eles aprenderam a amar um ao outro de forma ordenada antes do casamento. Eu tenho certeza de que isso será a base para um amor que dura.

_____________

Fonte: The Culture Project

Traduzido por Angela de Oliveira – Membro da Rede de Missão YOUCAT BRASIL, servindo nos Núcleos de Tradução e Comunicação.

Deixe seu comentário