Cinco maneiras pelas quais São José nos mostra como viver o Advento

S

ão José, por muitas razões, pode nos ajudar a viver o Advento de maneira mais frutuosa. Vamos meditar sobre cinco virtudes extraordinárias do maior de todos os santos, a fim de vivermos o Advento mais fervorosamente e permitir que Jesus nasça no profundo dos nossos corações neste Natal!

1. Silêncio

Não lemos na Bíblia, nem uma única vez, alguma palavra de São José. Esse silêncio de São José é muito eloquente. Ensina-nos uma atitude fundamental para que tenhamos uma oração profunda: o silêncio.

Se somos constantemente bombardeados por barulhos, então se torna impossível ouvir a Palavra de Deus, porque o Espírito Santo fala para nós através de uma suave brisa de silêncio. O silêncio de São José também nos ensina a importância do exemplo. Devemos provar nossa autenticidade pelas palavras, mas também por nossas ações. São José ensinou o mundo todo através do santo modo como ele vivia. Que ele seja um exemplo para nós.

2. Oração 

São José era um homem de oração. Que papel extraordinário ele desempenhou na história da salvação! Ele era tanto esposo de Maria, a Mãe de Deus, quanto o pai adotivo de Jesus, o Filho do Deus Vivo. São José, na verdade, ensinou Jesus a falar e a se dirigir a Deus como “Abba” – que significa “Papai”.

De certa forma, São José ensinou Jesus a usar palavras humanas para conversar com o Pai Celestial – isso é oração. Assim, se São José ensinou Jesus a orar, o quanto ele poderia nos ensinar a rezar se simplesmente pedíssemos para ele? Comece agora mesmo: São José, ensina-me a rezar!

3. Coragem

Em uma sociedade em que muitos homens jogam suas obrigações para suas esposas, filhos e família, São José resplandece como um modelo de coragem e fortaleza. Ele viajou por muitíssimos quilômetros em meio ao frio e ao vento, e só encontrou rejeição. Ele encontrou refúgio em um abrigo para animais na ocasião do nascimento de Jesus. Ele levantou cedo para partir em direção ao Egito, salvando o Menino Jesus das ameaças cruéis e assassinas do Rei Herodes.

Enfrentando tantas dificuldades, São José permaneceu em pé e confrontou os obstáculos com muita coragem. Que os homens da presente geração elevem seu olhar para o gentil e corajoso homem de Deus – o bom São José.

4. Provedor e Protetor

São José foi tanto protetor quanto provedor da Sagrada Família. Ele trabalhava duro exercendo o ofício da carpintaria. Ele ganhava o pão com o suor do seu rosto. Ele não pensava em si mesmo, mas em como poderia melhor prover e proteger a família que Deus confiara aos cuidados dele.

Conforme nos aproximamos do Natal, imploremos a São José que proveja e proteja nossas vidas espirituais. O materialismo, o consumismo e o hedonismo são os bens da cultura atual. Tudo isso, na verdade, sufoca a espiritualidade.

As orações de São José podem nos ajudar a olhar para além das compras, do “ter” e do “possuir”. Ele pode nos ajudar a perceber que a verdadeira alegria e felicidade não provém da posse de coisas, mas da posse de Deus. Segurar o Menino Jesus em nossos braços e no coração vale muito mais do que todo o dinheiro e todas as coisas do mundo. O bom São José pode nos ensinar essa simples e profunda lição!

5. São José, Nossa Senhora e Jesus

Para termos uma profunda e autêntica devoção à Virgem Maria, o bom São José pode ser um poderoso intercessor. Além do próprio Jesus, ninguém nesse mundo sabia, compreendia, acalentava e amava mais a Bem-aventurada Virgem Maria do que São José. Volte-se a São José e implore a ele pela graça de um maior conhecimento e amor por Nossa Senhora, sua amada esposa. Sua devoção a Maria irá dar um salto!

Então, volte-se a São José e peça a ele a graça de um conhecimento mais íntimo de Jesus, a fim de que você ame a Jesus de forma mais ardente e O siga mais de perto. Sem contar a Virgem Maria, ninguém nesse mundo conhecia Jesus melhor do que São José.

A Sagrada Família é completa somente quando os três membros são reconhecidos, honrados e amados. Que as orações de São José abram nossos corações para os imensos tesouros que Deus tem reservado para você neste tempo do Advento. Assim, que Jesus nasça no profundo do seu coração nesse Natal!

_____________

Autor: Pe. Ed Broom, OMV

O Pe. Ed Broom é um Oblata da Virgem Maria e o autor do livro “Total Consecration Through the Mysteries of the Rosary” e “From Humdrum to Holy”

Fonte: Catholic Exchange 

Traduzido por  Tiago Veronesi Giacone – membro da Rede de Missão do YOUCAT BRASIL, servindo nos Núcleos de Tradução, Formação e também participante do Grupo de Estudo YOUFAMILY em Brasília–DF.

Deixe seu comentário